terça-feira, fevereiro 13, 2007

A minha loja.
Pois sim, é verdade em Tomar, no mesmo sitio á bem mais de 15 anos... como o tempo passa (deve dizer o meu pai..)
A loja fica então no centro historico desta pacata cidade. Na rua Silva Magalhães nº31, bem perto um portico quinhentista.
Como é de esperar nem sempre estou na loja, estou no 2º ano do curso superior de Conservação e Restauro, no entato estou com imensa pressa em acabar para puder ter tempo, para organizar muito do material que tenho em casa.
Deixo-vos aqui algumas fotos da loja, juntamente com a História deste negócio ;o)

Esta pequena (grande) história começou, ainda na geração dos meus Avós, em que eles tinham uma mercearia em Tomar. Foi daí que começou a estar presente no nosso lar várias moedas de diferentes países e diferentes valores, foi isso principalmente que chamou mais a atenção ao meu pai, (Silvino Branco), que além de ser ainda muito novo, não tinha qualquer experiência na área.
No ano de 1966, foi então para Angola, onde esteve a trabalhar numa empresa como desenhador de máquinas, pode se dizer que foi a partir daqui que começou a coleccionar moedas, devido á vasta variedade de moedas presentes nas Colónias da altura, conseguiu também efectuar trocas e comprar alguns lotes com pessoas que conhecera.
Deu-se o 25 de Abril em Portugal e foi quando regressou, desta vez com uniforme militar (infelizmente).
Mais tarde começou a efectuar feiras e mercados mensais e semanais, Em 1985 começou a fazer a feira do Pinhal Novo (feira que ainda hoje continua a realizar) e desde 1990 ao ano de 2000, realizou a feira do Terreiro do Paço.
Entretanto no dia 16 de Julho de 1991 abriu a loja “O Cruzado”, dedicada ao Coleccionismo (em geral) e ás Antiguidades. Esta loja ainda se situa no mesmo sítio, onde já alguns anos se começou a expandir este magnifico gosto de coleccionar, na esplêndida cidade de Tomar.
Realizou diversas feiras e encontros de coleccionadores pelo país nomeadamente: Hotel Roma, Terreiro do Paço, Leiria, Fig. Da Foz, Viseu, Aveiro, Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Belmonte, Évora, Estremoz. Algumas destas ainda hoje realiza.
Em 1985 nasci eu, (Ricardo Branco), que desde pequenino foi habituado a ir ás feiras e aos encontros de coleccionadores sempre acompanhados com os meus pais, onde comecei a interagir com o espírito coleccionista. Fui tendo as minhas colecções, que umas entretanto deixei de fazer e outras que começara. As que dou mais importância neste memento são as colecções de moedas, selos e notas (apenas algumas temáticas), discos de Vinil, instrumentos musicais, e objectos, documentos, etc. relativos a Tomar ou mesmo a Thomar, é sem dúvida uma das colecções que me dá mais prazer e vontade de aprender/saber mais.
Há cerca de 2 anos para cá, tenho ido a algumas feiras sozinho, dando descanso (bem merecido) aos meus pais.
Neste momento além das feiras e da loja onde participo, também estou a tirar o curso superior de Conservação e Restauro, em que gostaria de me especializar na área de papel e/ou metais, algo que com o tempo se tornará mais possível.
Também estou inserido num Clube de Coleccionadores de Tomar, onde efectuamos diversas actividades culturais, como Exposições e mostras de coleccionismo, onde tentamos sobretudo implementar este belo hobbie que é o coleccionismo de algo que nos fascina e emociona (por vezes pode se tornar um vicio, saudável). Em parte é assim que ganhamos muita da cultura que temos.